sexta-feira, 27 de março de 2009

DIA MUNDIAL DA POESIA 2009

A Poesia está no ar…

No dia 20 de Março, reuniram-se, na Biblioteca, alunos de duas turmas do 6º ano (A e C) da Eb2,3 de Prado e da turma do PIEF, para comemorar o Dia Mundial da Poesia, tendo como tema principal o AMOR.
Alguns alunos produziram poemas e fizeram as respectivas leituras encenadas.
O convívio entre todos foi bastante produtivo, com resultados positivos na integração dos alunos do PIEF, para além de uma forte motivação para a leitura e escrita.



Eis alguns poemas produzidos pelos alunos:


O meu coração

Tenho um coração
Que sente emoção
Que consegue rimar e amar
Para mim rimar é
Como sonhar ou desabafar
Podemos escrever
Até as magoas desaparecer
E sentimos que já passou
E tudo mudou.

Tenho um coração
Que tem uma recordação
Com uma pessoa que não sai do meu coração
Tento esquecê-la e fingir que nada passou
Para não sofrer
E perceber
Que amar acabou
Mas quando passa por mim tudo muda
Seus cabelos a esvoaçarem
E o meu pensamento a voar
Tenho de ser forte para perceber
Que a paixão é uma recordação.

Tenho um coração
Que pensa em solidão
E paixão
E recordação
São como canções
Nunca se esquece
Nunca saem de nós.

Há recordações
Que nos conseguem marcar
Que nos ensinam a lidar com a vida
Com bons ou maus momentos
Algumas fazem-me pensar
E chorar
E há outras
Que me fazem rir e rimar.

Tenho um coração
Que sonha em amar
Mas tem medo de arriscar
Para não sofrer desilusões
E traições.

Tenho um coração
Que sabe que o meu sorriso verdadeiro
A minha felicidade
A minha força de vontade
O meu querer
O meu vício
Deve-se a um amor verdadeiro
Que deu asas a este sonho.

Escrevi e escrevi
Agora estou bem
Desabafei com alguém.

José Miguel Fernandes - 6ºA



A chuva caía
E no vento que fazia
Eu vi o teu cabelo
Evocando suavemente
Pelo teu rosto maravilhoso
Eu consegui ver o teu corpo.

Mais tarde ao luar
Fiquei a pensar
Se estaria a sonhar
Quando te vi
Mas na imensa escuridão
A minha vista te encontrou
O meu olhar
Quase choramingou.

E no primeiro de escola
Peguei na sacola
Cheguei à escola
A rapariga encontrei
E de emoção chorei
O nome dela era Ana
Estava a conversar
Com a amiga Joana.

João Pedro - 6ºA


Se um dia
Pudesse escolher
Uma parte de ti
Escolhia
As tuas lágrimas
Porque
Nascem no teu coração
Saem pelos teus olhos
Descem pela tua face
Acabam nos teus lábios.

Filipa Ribeiro - 6ºA


O amor em várias facetas!

O amor é um sentimento
Importante ou não
É um sentimento que se deve agarrar
Antes que fuja dos nossos corações
E nos ponha a chorar de infelicidade
Ou de um amor não correspondido.
O amor é um sentimento forte
Temos que o aproveitar
Porque muitas vezes este amor
Pode desaparecer sem queremos
Ou porque temos uma decisão incorrecta
Ou então porque não o quisemos aproveitar.

Quem ama deve ser amado
Por uma pessoa sensata e
Que goste mesmo dela
Não para gozarem com este sentimento.

Prega-nos partidas, esperanças
Que mais tarde se vão
Mas temos que aceitar
Este sentimento como mais
Uma faceta na vida.

A expressão “amo-te”
É linda mas
Temos que saber a
Quem a pronunciamos.

Adriana - 6ºA


AMOR

É uma rosa de areia
ao redor da fonte clara.
É uma barca de esperança,
com o fogo de uma canção
sem notas falsas.
Tudo o que vemos é outra coisa,
não aparece nos jornais.

Ondas de aspiração,
poeira de magia.
Os sentimentos à deriva…
Por vezes, parecem música,
podem fazer rir ou chorar,
talvez mesmo namorar!

Não sei se é sonho se é realidade,
p’ra falar verdade, não sei.

Poema produzido pelos alunos do 6ºC, a partir de versos retirados de livros de poesia de vários autores.

1 comentário:

Anónimo disse...

Aprendi muito