sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O MIBE nas palavras dos alunos

Biblioteca viva!

Em Outubro, comemorou-se o mês das Bibliotecas. Nessas semanas, houve diversas actividades na biblioteca da nossa escola, de forma a presenteá-la com momentos recheados de letras, palavras e sons.
A biblioteca é um dos espaços que tem sempre movimento, todavia, nesta semana ganhou vida!
Era gente a sair e a entrar, a comentar os diversos trabalhos expostos, desde cartazes a grandes objectos como um marco de correio todo feito de papel. Devemos louvar a participação de todas as escolas do agrupamento.
Foi um êxito!
Senti que os meus colegas ficaram mais motivados, mais interessados em ler, em conhecer novas histórias.
Ainda bem que existe o mês das bibliotecas, pois assim, pelo menos nesse mês, as pessoas importam-se mais com a leitura, esquecendo-se dos seus problemas e entram em novos mundos, pois ler não faz mal a ninguém, só beneficia a mente.

Trabalho elaborado por:
Adriana 8º D


Outubro animado!

No mês de Outubro, segundo a minha opinião, é quando a biblioteca se encontra com mais vida e garra, envergando uma “alma” vigorosa e activa.
Qualquer membro da comunidade escolar sente esta animação e não se consegue alhear da mesma. A biblioteca enche-se de trabalhos, que vão desde marcadores para livros, feitos por alunos de diferentes anos, até cartazes com belíssimas frases e pensamentos a apelar à leitura e à recreação das palavras que levam ao emergir de lindos poemas. Também surgem textos de carácter individual a representar, ou melhor, a personalizar a maturidade literária de cada um, face ao mundo mágico e incomensurável da leitura e da escrita. Nesses trabalhos, aparecem marcas indeléveis que cada aluno dedicou à concepção do seu produto final, seja em forma de composição poética, seja em pensamentos, seja em pequenas mensagens.
Estes trabalhos brindam a dádiva que é o livro!
Estes trabalhos são um pouco do nosso vocabulário, da nossa cultura!
Concordo em absoluto que se realizem estes trabalhos. Claro que a motivação, a ajuda, o acompanhamento e o interesse dos professores de Português merece ser citado e até realçado, porque, sejamos realistas, sem os professores grande parte dos alunos nada faria. Outro aspecto relevante que merece enfoque, de certa forma também se prende com a imensa vontade e incentivo dos professores de Português, foi, na última semana de Outubro, a exibição de apresentações teatrais, leituras dramatizadas, jogos de palavras, declamação de poemas, entre outras manifestações culturais.
Precisamos realmente deste estímulo, pois, nesta faixa etária, a vergonha de uns e a timidez de outros não ajuda a “vestir” um papel ou até mesmo a enfrentar um pequeno público.
É muito bom haver uma biblioteca dinâmica e viva que constantemente lembra os alunos e dignifica o saber, assinalando momentos magníficos como os que acabei de mencionar.

MUITOS PARABÉNS A TODOS!

Trabalho elaborado por:
Catarina Cunha 8ºC nº12

Sem comentários: