terça-feira, 21 de junho de 2011

O poeta Luís Américo visita a BE

Os docentes e os alunos dos cursos EFA contactaram no dia 16 de Junho, na Biblioteca, com Luís Américo Fernandes, reconhecido professor e jornalista natural de Vila das Aves que, aqui, apresentou o seu livro de poesia “Ânfora de Afectos”.
Através da leitura de poemas, previamente seleccionadas e estudados nas aulas, foi possível aos alunos e outros intervenientes no diálogo com o escritor, esclarecerem expressões, conhecerem contextos em que os poemas foram inspirados, discorrerem acerca da arte, do mundo das palavras, dos afectos, das memórias e verificava-se que, no mundo ficcional da poesia estava projectada a vida do autor.
Ao lermos “Ânfora de Afectos” sentimos a musicalidade dos seus versos, reveladora de uma extraordinária sensibilidade musical, há a presença de vultos literários que o autor nomeia – Florbela, Camões, Sebastião da Gama – ou faz ecoar em temas e expressões, numa grande riqueza de vocabulário, indício da constante homenagem à materna Língua Portuguesa que o fascina.
O seu mundo interior, as impressões que guarda das pessoas, os sentimentos que o unem àqueles com quem se relaciona , ficam como que preservados numa ânfora de emoções.
É um livro de poesia onde se espelha a alma de um homem que sente o amor , a amizade , a vida , com uma grande intensidade.
No final da sua intervenção, o poeta escritor valorizou o papel da leitura e da escrita, agradeceu aos presentes as sugestivas leituras e fez um apelo a que os alunos lessem, reescrevessem poemas, os copiassem até, já que era nesta observação atenta que, posteriormente, poderiam criar os seus próprios textos.
A equipa da biblioteca procurou através desta actividade, aproximar o leitor do escritor e, assim conhecer o seu mundo, desvendar curiosidades acerca do processo artístico e da própria obra.
Consideramos que a dinamização deste tipo de iniciativas que vêm sendo habituais na nossa biblioteca, possuem uma valência muito positiva no percurso escolar e acreditamos que é um dos caminhos para fazer leitores e escritores.

Sem comentários: