quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

NOVIDADES NA NOSSA BIBLIOTECA

LEITURA ORIENTADA - 8º ANO





Sinopse

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado no programa de português do 8º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade II.

Publicado em Portugal pela Difel em 2003, A Vida de Pi valeu a Yann Martel o Man Booker Prize de 2002, entre outros prémios, e figurou como bestseller do New York Times durante mais de um ano. Sete anos após a primeira edição, a obra ocupa a 74ª posição no top de ficção da Amazon americana e o 99º lugar na tabela de vendas da amazon inglesa. A Vida de Pi encontra-se publicada em mais de 40 países.

Quando Pi tem dezasseis anos, a família decide emigrar para a América do Norte num navio cargueiro juntamente com os habitantes do zoo. Porém, o navio afunda-se logo nos primeiros dias de viagem. Pi vê-se na imensidão do Pacífico a bordo de um salva-vidas acompanhado de uma hiena, um orangotango, uma zebra ferida e um tigre de Bengala. Em breve restarão apenas Pi e o tigre.
A Vida de Pi, de Yann Martel

Críticas de imprensa
«Martel recria [neste livro] os grandes temas romanescos: um herói à procura de aventuras maravilhosas, a liberdade para as viver, a fuga permanente para a frente, seguindo os desígnios do destino e da própria fantasia - depois, há que pagar o preço pela exaltação dos delírios. (...)
"Podemos ler esta história como uma alegoria da vida, dos 'trabalhos' e provações pelas quais, de uma maneira ou de outra, todos passamos. Será que alguém está absolutamente protegido contra o medo, o desgosto, a sensação de ter perdido tudo? Para Pi, é indispensável vencer o medo, ultrapassar as provações e manter intacta a humanidade. É bom que seja a literatura a ensinar isso.»
Helena Vasconcelos, Público, Mil Folhas, 28/6/03

«Uma obra soberba, muito bem escrita e capaz de prender o leitor da primeira à última linha, com algumas paragens pelo meio para pensar, refletir, sorrir, ou simplesmente para respirar fundo…»
Diário de Notícias

«Um romance sublime, que convida à interpretação do leitor. Uma história realista e mágica que nos faz pensar na condição do ser humano perante Deus.»
Lux Woman

«Se este século nos deixar um clássico de literatura sobre sobrevivência, Martel é sem dúvida um candidato a esse título.»
The Nation

«Uma fabulosa incursão por uma imaginação a seu tempo arrebatadora, astuta, desesperada e inabalável, este romance é uma obra impressionante. Martel revela uma voz inteligente e um espantoso talento para contra histórias.»
Publishers Weekly

«Martel criou um divertido, astuto e altamente original olhar sobre o que significa ser humano»
National

Sem comentários: