quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O Dia de S. Valentim para os mais novos - leituras


Título: Apaixonados Autora: Rébecca Dautremer 
Editora Educação Nacional, 2007
(a partir dos 7 anos)


Ernesto está apaixonado pela Salomé, mas não sabe como dizer-lhe. Todos querem dar a sua opinião. Apaixonar-se é...






Presentes ao longo de toda a vida, os beijinhos são um elo afectivo de ligação entre pessoas que gostam umas das outras. Mas afinal como é que é um beijinho? Em Beijinhos Beijinhos, a descrição deste momento tão ternurento é apresentada às crianças, com exemplos de situações em que se manifestam pelas mais diversas razões. E há muitos tipos de beijinhos, dependendo dos protagonistas: por exemplo o do avô, com a sua longa barba tapa a cara toda; o da avó é repenicado, mas já o dos cães é húmido. E através deste livro, fica-se ainda a saber que os beijinhos podem ter cores, como os de chocolate. Uma obra encantadora, ilustrada pela própria autora, que irá maravilhar tanto as crianças como os adultos. Por falar nisso, já deu algum beijinho hoje?

(dos 4 aos 6 anos)




Depois de Beijinhos, Beijinhos, de Selma Mandine, chega-nos um livro dentro do mesmo género com capa almofadada e ilustrações clássicas. Dirigido a crianças a partir dos quatro anos, identifica diferentes formas de gostar que se descobrem desde os primeiros anos de vida. É isso que Rosa aprende ao ouvir Hugo, o pai, a mãe e a avó dizerem que gostam dela. E no fim Rosa fica a perceber o verdadeiro significado do amor com a sua avó. Um livro amoroso onde texto e imagem se combinam em harmonia.

(a partir dos 4 anos)



Com texto de Virginie Hanna e encantadoras ilustrações de Véronique Hermouet, Bilhetinhos de Namorados junta-se aos dois anteriores livros da mesma série - Beijinhos, Beijinhos e Gosto de Ti. 
«O que é um namorado? - Não sabes? Um namorado é...» e assim se inicia a história entre uma rapariga e um rapaz que partilham um com o outro a ideia que têm sobre os seus respetivos namorados. Um livro concebido com ternura para crianças na idade em que os primeiros anos de escola são palco de empolgantes descobertas.


(mais de 6 anos)



Sem comentários: